Virou uma febre a caveira no mundo da moda, artes plasticas, em tatuagens, mas a caveira ficou evidente nos filmes de piratas por serem usadas em suas bandeiras. Vamos entrar no mundo da Caveira e compreender melhor o porque de tanta exposição, seja por ser o simbolo da morte ou da vida, por ter significado de perigo, veneno, rebeldia, morte, terror, ou como caráter transitório e perecível da existência. “Os alquimistas utilizaram o símbolo da caveira no sentido de transmutação.” Tudo depende do ponto de vista de cada cultura e época.
1. Vanitas
“nas Artes, é um tipo de obra de arte simbólica especialmente associada com o estilo de pintura Still-life, do norte da Europa e dos Países Baixos, nos séculos XVI e XVII, embora também seja comum em outros lugares e períodos. A palavra em latim significa “vacuidade, futilidade”[1]; na história da Arte é interpretada como “vaidade”, e pode ser compreendida como uma alusão à insignificância da vida terrena e à efemeridade da vaidade.”
2. Caveiras Mexicanas
“no México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A UNESCO declarou-a como Patrimônio da Humanidade.” O seu uso na tatuagem tem significado de alegria e celebração, porque homenageiam os mortos de uma forma alegre, celebrando os antepassados com festa. Homenagem a deusa da morte atualmente é La Catrina.
3. Tropa de Elite
“o símbolo da caveira com uma faca, ou outro objeto, cravada no crânio. Esse simbologia representa a vitória sobre a morte. Este é um dos conceitos que são pregados durante todo o curso. Fazer o combatente, ou aspirante a “caveira”, crer que é capaz de enfrentar a morte e sair vitorioso é parte da filosofia que deve ser absorvida por sua personalidade para que seja capaz de cumprir as mais difíceis missões.”
4. Jolly Roger
“é nome dado às típicas bandeiras piratas, mais concretamente à típica bandeira cujo fundo é preto e tem uma caveira branca com dois ossos cruzados.” Das inumeras existentes a de John Quelch é a ficou mais pop nos tempos atuais. Grande destaque é quadrilogia “Piratas do Caribe”, que gerou simpatia aos piratas e principalmente ao Capitão Jack Sparrow, logo teremos o 5º filme.
Duas músicas, que chamaram minha atenção e quebrou o medo da srª. Morte, foi a “Romance de uma caveira” de Alvrenga, Ranchinho e Chiquinho Sales, onde arte com humor nos mostra outro ponto de vista.
“Eram duas caveiras que se amavam
E à meia-noite se encontravam
Pelo cemitério os dois passeavam
E juras de amor então trocavam.
Sentados os dois em riba da lousa fria
A caveira apaixonada assim dizia
Que pelo caveiro de amor morria
E ele de amores por ela vivia.
Ao longe uma coruja cantava alegre
Ao ver os dois caveiros assim felizes
E quando os dois se davam beijos funebres
A coruja batendo as asas, pedia bis
Mas um dia chegou de pé junto
Um cadáver novo de um defunto
E a caveira pr’ele se apaixonou
E o caveiro antigo abandonou.
O caveiro tomou uma bebedeira
E matou-se de um modo romanesco
Por causa dessa ingrata caveira
Que trocou ele por um defunto fresco.”
Eis gravação com Rolandro Boldrin e Ranchinho: http://www.youtube.com/watch?v=HRC6RXv0AD8
A segunda foi “Rock das Caveiras” da Bia Bedran: http://www.youtube.com/watch?v=RKUVIoeZpcw&feature=player_embedded#!
A arte cumpre o seu papel para nos levarmos a reflexão, do medo ao belo.
Agora voce arrisca usar ou criar uma caveira?!
Mais textos no sites:
http://ojs.gc.cuny.edu/index.php/lljournal/article/view/667/910
http://minutosertao.com.br/index.php/noticia/2012/07/21/caveira-na-moda
http://jackstudiotattoo.blogspot.com.br/2011/11/o-que-significa-caveira.html
http://papodehomem.com.br/como-se-forjam-caveiras-a-tropa-de-elite/