Vou contar aqui como uma janela se abre e vira palestra.
Veja que nada se faz sozinho.
No inicio de novembro a professora amiga Luçany me convidou para fazer uma palestra sobre criatividade, via You Tube, no dia 18 de novembro 2021 às 19 h, Público: alunos da EAD das diferentes escolas da PUC Goiás. Seria on line. Deveria mandar um breve currículo meu.
_ Aceito!
Dias depois a profª Gisely repassou para maiores detalhes.
A próxima etapa seria o nome para o tema.
Veio em minha mente que estamos um ciclo de janelas:
Ao acordarmos abrimos o nosso par de janelas, que são os nossos olhos, tocamos o celular para sabermos as horas ou desligamos o alarme, migramos para o notebook ou monitor do computador para trabalharmos, atualizações de conversas no smartphone, …deslocamos e olhamos pelas janelas do carros, ônibus, … em casa olhamos pelas janelas a mudança do tempo, e nos entretemos na smart tv .. até encerramos o dia ao fecharmos o nosso par de janelas.
De janela em janela onde está a nossa criatividade?
Ao conversar com a vizinha amiga Andréia na primeira oportunidade expus, dos muitos, os três possíveis títulos, que em comum tinham as palavras: Janelas e Criatividade. Ela sugeriu um novo título:
“_As janelas da criatividade.”
Logo comuniquei o tema para organização.
Optei por utilizar slide para apresentação e escolhi que fosse do app Canva. Selecionei vários criativos, coloridos e alegres para animar os universitários EAD de diferentes áreas. Para peneirar não é tão simples assim. Momento ideal para mais uma pausa criativa.
Noutro dia diante do monitor com o doc aberto nada virada nada seguia num caos de pesquisas, informações e vivências. Voltei para o Canva peneirei e fiz a eliminação até chegar apresentação mais adequada e algumas alterações visuais e padronizações dos tamanhos das fontes. A sequencia do 5W2H cai bem aqui, mas mesmo assim persistia a turbulência. O importante é fazer e sair do zero. Comecei a escrever sem pensar e desordenado, mas com assunto conciliando a cada slide. Reorganizei a ordem. Aí sim! consegui sequenciar um pouco melhor, ufa!
É nesta fase que verifico a quantidade de slide com o tempo disponível de fala para a palestra.
Perto de finalizar pedi ajuda aos ex universitários (rsrs) meu filho e minha nora. Gostaram e sugeriram apenas mudança de ordem de um slide. Deram dicas para entrevista que daria à PUC TV local, para amenizar minha inquietação pela vivência do isolamento social e tudo sendo feito on line entre conhecidos.
O dia chegou! Cedo o coordenador Alessandro Penna dos cursos de Gestão e Negócios em EaD da PUC Goiás, compartilhou o link do Streamyard e o horário da entrevista, pediu previsão do tempo da palestra e mini currículo para apresentação inicial. Repassei as informações. Pós almoço repassei tudo para certificar o tempo, tema, salvei em modo de apresentação e pdf.
No horário marcado o jornalista Alex Atanázio da PUC TV super prático e objetivo compartilhou o link do app Zoom para entrevista e sobrevivi (rsrsrs) confira a seguir:
“Recuperada” reorganizo a mesa pego água e celular para ficar conectada no link do You Tube. Ao entrar no app Streamyard fui muito bem orientada e recebida pela equipe de coordenadores e professores Rose, Elizabeth, técnico Yuri, além do Alessandro nos bastidores.
Após testes da apresentação e noção prévia de tempo na passagem deles, que chamam de “delay” começamos a palestra As janelas da criatividade.
Em seguida a palestra o coordenador Alessandro convidou a “mesa de conversa” os professores Marcos Lajovic Carneiro, Carbio Waqued, Antonio Bandeira (PUC Goiás é parceira do programa Centelha 2) e coord. profª Gisely Jorge Mesquita. Encerramos com convites, agradecimentos mútuos e a Puc Goiás.
Por isso que reafirmo que nada se faz sozinho principalmente quando o tema é criatividade.
Continuo agradecendo a todos envolvidos, amigas, família, PUC Goiás, aos universitários EAD e a voce que assistiu a palestra e leu o artigo.
Espero ter contribuído aqui também.
“Que tal …
… você mesmo abrir as suas janelas da criatividade?”