O meu pai nesta época sempre ia a papelaria com uma lista de nomes para escolher os cartões de Natal para cada um da família de norte a sul deste Brasil. Gradativamente visualizei a mudança até chegar nos dias de hoje, onde alguns cultivam envio do cartão virtual. Vivenciei uma época a venda de cartões artesanais de papel vegetal junto com amiga Lucivania. Tempos em que por mais que me limpasse sempre saia com glitter, e povo ficava reparando. Recordando bons tempos, vamos fazer um cartão de Natal, será artesanal, mas envio eletronico.
O que é um cartão:
“Cartões de Natal e o costume de trocar cartões de cumprimentos no Natal são relativamente recentes. Surgiram no século XIX, mais precisamente no ano de 1843, quando o britânico Henry Colé encomendou em uma gráfica, a impressão de cartões para felicitar seus amigos, pois não tinha tempo para escrever pessoalmente a cada um deles. A partir dessa época, o costume de enviar cartões de Boas Festas estendeu-se por toda a Europa e a partir de 1870 começaram a ser impressos em cores.” HowSuffWorks
Benefícios:
Reaproximar as pessoas queridas e distantes. O ato de escolher o tema, figura, frase,…demonstra todo o carinho pela familia, pessoas queridas, contatos virtuais conhecidos e inimagináveis.
Material necessário:
– lapis 2B;
– borracha de silicone;
– borracha maleavel;
– folha do bloco Artístico a4, 240 g/m² da Filiperson;
– estojo de aquarela (técnica livre);
– caixa de canetas Staedtler triplus fineliner 0.3mm 20 cores (opcional);
– pincéis redondos com cerdas macias;
– vasilha com água;
– guardanapo ou papel absovente;
– canetas diversas ou;
– computador com programa photoshop ou similar (opcional);
– scanner;
Como fazer:
1ªEtapa:
A folha A4 será dobrada ao meio. Um lado será a frente do seu cartão, onde realizará o seu desenho,ou seja o seu cartão será do tamanho A5. Realize as margens com a fita crepe. Os elementos de criação usado são o planeta, estrela, o anjo. Para ter o seu pesquise papel de presente de natalino, na internet, escreva palavras que te lembre Natal. Realize rascunhos fora do seu cartão, somente depois passe para ele.
Pegue a folha realize o croquis ou esboço do seu mapa, com lapis 2B e depois retire o excesso com a borracha miolo de pão.
2ª Etapa:
A tecnica será aquarela, mas use o de sua preferencia ou de acordo com material disponível. Iniciei pelo plano de fundo com as cores azuis e tons de violeta pra iniciar o universo, o espaço. A estrela use amarelo limão e ao redor também, mas ao aproximar do azul use amarelo ouro com laranja. O planeta marrom nos continentes e azul com verde nos oceanos. O anjo cores cinzas na asa, lilás na roupa, marrom no cabelo, e ocre na pele.
3ª Etapa:
Agora escreva as palavras paz, amor, harmonia e as felicitações com as canetas finas, com degradê de cores quentes nas primeiras e outro degradê de cores frias com as felicitações. Dê uma aquarelada nelas, que seria passar o pincel molhado sobre as palavras. Após secagem repasse as cores e use a caneta Stabilo gel glitter prata para realçar o Feliz Natal e Feliz Ano Novo e também nos raios que saem das mãos do anjo.
4ª Etapa:
Retire a fita crepe com cuidado, delicadamente para não ferir o papel. Para aqueles que não arriscar com a caligrafia, ou queira realizar um charme copie o seu cartão com o scanner com a opção de qualidade alta com 300 dpi. Depois no programa de edição de imagem com possibilidade de usar o comando de texto, com a fonte de sua preferencia.
Pulei esta parte, logo poderei anexar num post, no e-mail e nas redes sociais. Voce poderá imprimi-lo, mas se quiser contribuir com a natureza, faça o mesmo, uso ele como anexo.
Desejo a todos belos cartões festivos.