Em janeiro disponibilizei e fiz a publicação sobre uma semana proativa de desenho.
Venho colocar aqui o que ocorreu comigo e as estudantes.
O meu caso primeiro teve revisão drásticas de janeiro para fevereiro. Mantenho o uso do planner Digital Excel com resultados concretos e visíveis os imprevistos. Anotei e compartilho algumas dicas para vocês:
1. Faço lista dos fazeres do dia de forma aleatória do que preciso fazer;
2. Escolho dois itens para fazer pela manhã e dois para fazer noutro período;
3. Alternar entre os períodos da manhã, tarde e noite. Evito lotar os 3 períodos em que eu fique o tempo todo sentada;
4. Refiz a lista e aceitei os imprevistos; aceitei também a semana ter “furado” totalmente;
5. Revejo tudo que fiz no planner da semana passada para diminuir a quantidade de itens para próxima semana. Ajudou bastante não pilhar a cabeça com tanta coisa para fazer;
6. Ao diminuir os itens e tê-los finalizados me deu bem estar;
7. Outra coisa que deu muito certo foi formarmos uma dupla. Combinei com a engenheira Daniella Dias para preenchermos juntas (online) o planner Digital Excel no drive Google.
Agora veremos o planejamento da estudante Andressa, que gentilmente compartilhou comigo e permitiu repassar para vocês. A opção de conteúdo de estudos em desenho escolhida por ela foi o preparatório para prova de arquitetura. Preferiu planejar na Agenda Google pela praticidade e sincronicidade.
Os conteúdos das matérias tradicionais para o ENEM foram incluídas para ela ver as disponibilidade para os 5 conteúdos de desenho exigida pelo manual do candidato das faculdades escolhida por ela. Ao ver agenda da estudante tenho noção do tempo disponível dela. Evito bombardeá-la de tarefas ou de criar metas impossíveis. Recomendei dias e horários de lazer e descanso. Também respeito as escolhas de pausa dela.
O planejamento compartilhado melhorou comunicação entre nós, estudante e professora.
.
As estudantes que escolheram estudar desenho por hobby, quase como terapia ocupacional ou realização de um sonho recebem orientações, não são obrigadas utilizarem os planners tão somente se quiserem. E quem topa não se arrepende.
E você como está nos estudos de desenho preparatório para arquitetura, design ou arte?