O ser humano passa pelas seguintes faixas etárias: infancia, juventude, adulto e velhice.
No decorrer da vida podemos entrar em contato com arte.
A familia pode incentivar a criança com aquisição de materiais, na escola com atividades artisticas, no entanto na adolescencia somente próximo de escolher o curso de faculdade, que ele si dispõe aos estudos intensos.
Vejamos que o adolescente iniciou uma agenda com carga horária gigante de atividades e material de estudo. Pode até estudar e praticar artes, mas será por grande pressão. O que é inadequado em qualquer idade.
Uma vez na fase adulta a sua agenda se resume em café da manhã, translado, trabalho, almoço, trabalho, jantar, translado, mais estudos e/ou casa, dormir para recomeçar tudo no outro dia.
Ano após ano anseia por um ter tempo para fazer o que realmente gosta, inicia um sonho que parece bem longe que é aposentadoria.
Este dia chega e com ele inúmeros sentimentos e realidades não sonhada. É um momento de mudar agenda e muitos se perdem. Sem falar naqueles que param por outros motivos.
Independente da faixa etária, todos nós devemos readequar o nosso ritmo de vida e gerar uma nova rotina mais saudavél, feliz e com muita arte. Doe mais quando a realidade financeira é apertada, mas até para isso tem solução.
A arte é bem vinda em qualquer faixa etária e época da nossa vida. Vamos nos reeducar, chegou o momento.
Vamos refazer a nossa agenda:
- Cuidar da alimentação: alimentos organicos, mais fibras e muita agua;
- Cuidar do jardim ou cultivar plantas;
- Criar um horário ou no lugar do trabalho (caso do aposentado/pensionista), por tres vezes por semana uma atividade física, seja, dança, yoga, caminhada, natação, a seu gosto;
- Aulas de arte em dias e atividades variadas incluindo desenho, pintura e/ou modelagem em argila;
- Voluntariado: tem atividades em qualquer dia da semana, tem inumeros lugares, como hospistais, instituições religiosas, etc… que dispõem de curso e regularização para atuação como tal;
Será mais que uma nova agenda, será uma nova vida com novas amizades e aprendizado.
Para cada item voce deverá dispor de informações:
- onde/local, horários, governamental, particular, associações…
- translado: a pé, onibus, carro, carona…
- materiais e/ou roupas adequadas;
- vinculo gera: estudos, amizades, dedicação, compromisso, responsabilidade, crescimento pessoal e espiritual.
Não precisamos esperar que a vida imponha, nós podemos e devemos pegar as rédeas da nossa vida e gradativamente mudar e com qualidade de vida para torna-la prazerosa.
Antecipe vá logo, pois a arte de viver com arte é maravilhosa.
Finalizo com uma frase dita por um deficiente visual aluno da Ampsurf. org : “…foco no que posso e não no que não posso…”