Lápis – parte 2

O tema Lápis continuamos com a parte 2 para voce que ama esse lindão.
“O lápis é a ferramenta mais fácil de encontrar no mercado para voce iniciar e aprofundar nesta técnica. A globalização unida com a internet nos possibilita ter no mercado os lápis necessários do iniciante ao profissional. No entanto o uso do lápis de forma correta é pessoal, mas toda orientação a mais sempre é bem vinda.  Impera para que fim voce o quer, assim vou colocar abaixo, o que outros profissionais indicam para os autodidatas, iniciantes, médios e até avançados.

Hs ou HB – para criar a grade ou quadriculado para desenhos realísticos pela precisão no traço. Facilmente desaparece ao realizar a sombra.
Bs – são mui uteis, entraram quando as necessidades da sua motivação requisitá-los. Manuseio –  aponta-lo com estilete, mas crianças devem usar o tradicional apontador.  Use a ponta para realizar croquis, em partes do desenho que exija traços ou linhas, como sobrancelhas, cílios, cabelos,… texturas de tecido, penas e até pontos.  Deitado é ideal para sombrear áreas grandes e com variação de pressão no papel. Tenha cuidado com a madeira próxima da mina do grafite, ela pode arranhar o papel gerando uma textura extra e indesejada no seu papel. Outra opção seria as minas maciças, que evitam estes danos.
2B – ideal para um esboço por realizar traço claro com maciez. Facilita no croquis deixar inúmeros os traços auxiliares e caso queira apagar não ficará um “traço fantasma”.
6B – é o mais solicitado para uso em provas de vestibulares. Auxilia a dominar a pressão do lápis no papel, seja no croqui ou no jogo de luz e sombra. Gera inúmeros efeitos dependendo do papel escolhido.

Materiais auxiliares – para esfumaçar ou sombrear podemos treinar muito e não usar nenhum auxilio ou usar esfuminho, algodão, guardanapo, pincel com cerdas macias, feltro,…
Evite os dedos, pois a nossa pele tem gordura e ficará no papel, o que dificultará o uso do lápis e acabamento do seu desenho.
Nesse site estrangeiro temos exemplo de como trabalhar com lápis:
http://www.ire-land.it/disegno/chiaroscuro.html
Desejo que trate o lápis com carinho, pois ele retribui muito mais do que voce pode imaginar. Termino esta segunda e última parte do post.”

No curso temos outras orientações e diversidade na utilização do lápis
conforme o trabalho a seguir pelo estudante.
Fique à vontade para sugerir temas.
Tenha excelentes trabalhos.
Abraços mil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.