Pintura em tela

Inicio de uma tela

Antes mesmo de comprarmos uma tela devemos ter o motivo de inspiração em mente, desenho, projeto, foto ou imagem, do que vamos pintar, quando se trata de figurativo. Geralmente as telas seguem tamanhos retangulares, e importante definirmos o tema se será: Paisagem, Natureza morta, Casario, Floral, Retrato, Figura humana… A posição da tela no sentido horizontal predomina a paisagem, natureza morta, já a posição vertical para casarios, flores, retratos, e entre outros.
A próxima etapa depende do seu tempo, da sua região, dos materiais em mãos e de noções de desenho (curso on line).
Segue as cinco opções ou caminho a escolher para realizar:

1. Papel carbono amarelo, vermelho ou verde (roxo, não)
a) da xerox comum ou colorida;
b) de um papel vegetal (cópia a mão) ou sulfite com desenho a mão livre.
Ambos deverão estar do tamanho da tela. A tela sobre uma mesa ou no cavalete, que é o ideal. Fixe na tela com fita crepe a xerox ou o desenho devidamente centralizado, e entre os dois deve estar o papel carbono. Atento para não perder a fixação, transfira com lápis para tela, e evite deslocar demais o carbono e o papel. Verifique se repassou tudo para retirar carbono e o papel. Logo poderá iniciar a pintura.

2. Lápis HB
A imagem em suas mãos ou presa para observação necessária para iniciar o croqui com o lápis na tela apoiada no cavalete. Logo que terminar olhe novamente de longe para correção, usando a borracha branca.

3. Carvão
Os carvões vem na caixa, onde devemos guardá-los. Ele permite registramos o jogo de luz e sombra. Escolhemos o bastão mais fino para riscos bem de leve. Para correção use o pano seco para apagar . Não faça vários riscos ou forte, que provavelmente não apagará e dificultará cobri-lo com a tinta.

4. Tinta
Tanto a tinta óleo como a tinta acrílica permite a sua diluição. Esta diluição deverá ser moderada para não escorrer pela tela que estará no cavalete. Escolha a cor Terra de Siena Natural (sugestão) e um pincel chato e estreito, logo inicie direto na tela o croqui.

5. Base de tinta
A tela branca pode receber uma base da cor predominante da sua pintura. A tinta óleo bem diluída aplique uma mão com uma trincha ou pincel largo, por exemplo, a cor Verde Musgo, ser for paisagem. Depois de seca faça com a cor Branca, também diluída, o seu esboço a mão livre.

O interessante é vivenciar cada uma das opções, de acordo com a sua realidade. Ai sim poderá escolher qual será a sua preferida e pintar muuuuiiiiiiitoooooo.

Sempre desejo muita cor na sua vida.
Eliana Tiné.

35 thoughts on “Pintura em tela”

  1. Olá Madalena,
    o segredo está na textura da tinta. Geralmente densa, deverá ser diluida. Use o pincel filete do cabo cor de creme. Treine antes numa cartolina, logo que si sentir segura assine na sua tela. Escolha a cor de acordo com fundo e harmonia com a obra.
    Abraços.

  2. Boa Noite!!!
    Gostaria de saber se existe uma forma de assinar as telas, pois eu já tentei com vários tamanhos de pincel e não fica legal. Obrigada

  3. olá! adorei este cantinho,as dicas,e seu otimismo.tdo muito legal.estou a procura de um curso oline, pois começei a pintar pano de prato,eja quero aprender a pintar tela,na verdade é um sonho antigo.gostaria q ue me indicasse um passo a passo pra iniciante mesmo,pois moro no interior da ba,.peço que m,e envie dicas.obrigaga

  4. Olá Vovó Zizi

    1º Parabenizo por estar na internet, que a senhora sirva de exemplo;
    2º Tire essas barreiras mentais de fracassada;
    3º Seria interessante, que me enviasse uma foto para vizualizar a tela.

    Conheci uma senhora que tinha a seguinte mania quando não gostava, do que tinha pintado: deixava de molho a tela e lavava com sabão em pó.(resultado ruim) Perde-se a camada da tela, e fica muito resíduo da tinta.

    Tens duas opções:
    1. Realizar uma aplicação de massa acrilica;
    2. Reiniciar o trabalho numa nova tela.(melhor opção)
    Depois siga as instruções com uso do papel caborno.
    Já reinicei pintura, também é aprendizado. Varios artistas plasticos renomados refizeram inumeras vezes um tela. E quem está começando, deve ter paciencia e perseverança.
    Sempre que precisar entre em contato.
    Um forte abraço,
    Eliana Tiné.

  5. Oi gente tão bondosa .
    Vocês podem dar uma dica para esta velha metida a pintora…?
    Eu cismei de pintar o retrato de meus falecidos pais ha1 sete anos atras pela fotografia deles… Tudo ia muito bem, ate’ que alguem disse que não gostou me ridicularisou e eu choquei.
    Voltei pra casa e passei a repintar sobre o que ja estava quase pronto.
    Sofro muito ao ver a face de meus pais quase apagada , e ja não sei mais formar á expressão dos olhos deles e sorrisos…
    Sinto-me fracassada , mas não posso jogar o quadro no lixo.e nem posso pagar alguem para termina-lo.
    Ele ja esta´ totalmente seco.
    O que desejo saber e´se eu posso de alguma forma retirar o excesso de tinta ´com algum solvente ,a tinta que repintei por cima e chegar ate a primeira ´demaõa aonde esta´a feição deles, do olhar deles da face deles.

    Quem me podera´ajudar ?
    Sou uma idosa de 70 anos, e não quero morrer e deixar o quadro num canto.
    TAmbem não posso pagar um artista para terminar o quadro de meus pais.
    Ajudem-me por favor.
    Bênções para você que me ajudaar.

    vo´Zizi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.