Antes mesmo de comprarmos uma tela devemos ter o motivo de inspiração em mente, desenho, projeto, foto ou imagem, do que vamos pintar, quando se trata de figurativo. Geralmente as telas seguem tamanhos retangulares, e importante definirmos o tema se será: Paisagem, Natureza morta, Casario, Floral, Retrato, Figura humana… A posição da tela no sentido horizontal predomina a paisagem, natureza morta, já a posição vertical para casarios, flores, retratos, e entre outros.
A próxima etapa depende do seu tempo, da sua região, dos materiais em mãos e de noções de desenho (curso on line).
Segue as cinco opções ou caminho a escolher para realizar:
1. Papel carbono amarelo, vermelho ou verde (roxo, não)
a) da xerox comum ou colorida;
b) de um papel vegetal (cópia a mão) ou sulfite com desenho a mão livre.
Ambos deverão estar do tamanho da tela. A tela sobre uma mesa ou no cavalete, que é o ideal. Fixe na tela com fita crepe a xerox ou o desenho devidamente centralizado, e entre os dois deve estar o papel carbono. Atento para não perder a fixação, transfira com lápis para tela, e evite deslocar demais o carbono e o papel. Verifique se repassou tudo para retirar carbono e o papel. Logo poderá iniciar a pintura.
2. Lápis HB
A imagem em suas mãos ou presa para observação necessária para iniciar o croqui com o lápis na tela apoiada no cavalete. Logo que terminar olhe novamente de longe para correção, usando a borracha branca.
3. Carvão
Os carvões vem na caixa, onde devemos guardá-los. Ele permite registramos o jogo de luz e sombra. Escolhemos o bastão mais fino para riscos bem de leve. Para correção use o pano seco para apagar . Não faça vários riscos ou forte, que provavelmente não apagará e dificultará cobri-lo com a tinta.
4. Tinta
Tanto a tinta óleo como a tinta acrílica permite a sua diluição. Esta diluição deverá ser moderada para não escorrer pela tela que estará no cavalete. Escolha a cor Terra de Siena Natural (sugestão) e um pincel chato e estreito, logo inicie direto na tela o croqui.
5. Base de tinta
A tela branca pode receber uma base da cor predominante da sua pintura. A tinta óleo bem diluída aplique uma mão com uma trincha ou pincel largo, por exemplo, a cor Verde Musgo, ser for paisagem. Depois de seca faça com a cor Branca, também diluída, o seu esboço a mão livre.
O interessante é vivenciar cada uma das opções, de acordo com a sua realidade. Ai sim poderá escolher qual será a sua preferida e pintar muuuuiiiiiiitoooooo.
Sempre desejo muita cor na sua vida.
Eliana Tiné.
Olá, tenho uma pintura em tela em casa e de repente começou a aparecer uns rastros brancos nela, que cresce em vários pontos da tela. O que eu faço para conter isso? Será ventilação?
Olá Sheyla! O ideal seria ver no minimo uma foto para entender melhor. Apenas com base na sua descrição parece ou lembra muito um rastro de uma lesma sobre a sua tela. Mude de local a sua tela para ver se tem haver com algum bichinho nela. Outra situação seria o tipo e marca de verniz utilizado na tela após seu término. Grata por ter confiança e está aqui nos comentários. Aguardo o seu retorno e tal. Abraços mil.
Fiz um esboço com traços Muito forte com carvão e gostaria de apagar e começar um novo esboço !!!Como faço pra apagar???
Olá Verônica,
Geralmente se usa pano ou um trapo para apagar o carvão. Sempre que for usar o carvão, mantenha o seu traço hiper leve ou faça com a tinta bem clara e diluída. Boa obra, abraços mil.
cara, suas dicas me ajudaram bastante, já tenho vários quadros em mente… muito obrigado
@lajuga: Esse é o objetivo. Aguardamos as suas obras. Até breve.
OI ELIANA TUDO BEM
POR FAVOR, GOSTARIA,SE POSSIVEL, DE UMA DICA COMO APAGAR UMA ARVORE QUE NÃO GOSTEI EM UMA TELA PRONTA ONDE A TINTA AINDA ESTÁ FRESCA.
AGUARDO ANCIOSA PELA SUA ORIENTAÇÃO.
ABRAÇO
VANDA
@VANDA DE PAULA: Olá, precisava saber qual a tinta. Considerando que seja á óleo, basta passar um trapo de malha (tecido) suavemente. Pode passar varios até retirar toda tinta. Abraços mil.
gostei das suas dicas ai ,,muito bom mesmo,,,meu sonho e ser pintor ,i tenho minha mente em quadros belos