Tecnica retrato em grafite

O retrato faz parte da nossa história desde da antiguidade, mas a cada época destaca-se um artista pela sua maneira de realiza-lo e pela sua tecnica. É por isso que quando tenho oportunidade de encontrar um artista assim, logo tenho interesse de saber quem ele é, como ele faz, quantas horas dedica para realizar um trabalho, dicas e quais materiais utiliza. O artista desta vez é Linda Haber, que realiza os desenhos com tecnica grafite, pelo método quadriculado, cuja execução tem duração de 20 a 80 horas, pois depende do modelo.

Dados da tecnica:
Nome: Grafite
Origem: antiguidade
Tema: Realismo e Retrato pictórico
Pré-requisito: noções de desenho de retrato
Site: http://users.midtel.net/imaginee/artist_statement.html

Material para tecnica para retrato em grafite:

  • bloco de 11 x 14 polegadas Strathmore 300 lisa Bristol Board (20 follhas) ;
  • lapis grafite – H, B, 2B, 3B, e 4B opcional;
  • lapiseira pentel 0,5mm;
  • grafite 0,5mm 2B, 3B, 4 B;
  • 02 borrachas maleaveis;
  • placa leve para desenho;
  • tecido liso para mistura (sem pó ou loção);
  • grafite em pó (para grandes fundos);
  • esfuminhos;
  • escalimetro de 30 cm;
  • fixador spray;
  • Cartão de escala de cinza.

O modo de executar ela descreve o seguinte em relação ao retrato de David Cook :
“David Cook estava em minha mesa de desenho por uma semana. Eu comecei a trabalhar neste retrato 2/16/10, a foto de referência foi tomada por um Kathy amigo quando viu Mr. Cook em concerto. Uma vez eu vi a foto que eu sabia que tinha que desenhá-lo. Eu amo essa iluminação dramática que forma o seu rosto, foi muito divertido ver este lentamente ganham vida.

1 º passo: Eu estou trabalhando em um 15 x 20 polegadas Nielsen Ilustração Bainbridge bordo, o tamanho do desenho em si será menor. Eu tenho usado o meu lápis 3b mecânico, um toco de mistura, borracha maleavél e eu só comecei a usar um lápis B.

2 º passo: Eu usei na maior parte do lápis 3b mecânica e para o fundo Coloquei abaixo algumas de grafite em pó e misturado. Para obter os destaques em seus cabelos eu deixei o branco do papel intocado e desenhou / colorido em torno das áreas. A foto foi tirada em um ângulo, eu gostei do olhar e ver que os tons são muito próximos ao que é visto no desenho:.)

3 º passo: eu coloquei outra camada de grafite em pó sobre o BG e depois escureceu a área sombreada com um lápis 3b mecânica. Eu refinado algumas áreas em seu rosto e cabelo também …

Terminou em 2/23/10”

Dicas da Linda Huber para um desenho realístico:

  • “Use apenas fotos de referência clara grande para trabalhar (obter permissão se não é uma foto de livre);
  • Use fotos com bom contraste (lotes de escuros e tons claros) faz um bom equilíbrio para um desenho grande;
  • Imprima a referência em escala de cinza, clarear a foto para ver melhor as áreas sombreadas (imprimir amostras diferentes);
  • Não tirar fotos com flash cheia frontal, eles vão olhar flat;
  • Comece com um esboço de luz (desenhar uma grade de uma polegada com a H);
  • Use um pedaço de papel em branco planície sob a mão de desenho para evitar manchas;
  • Manter obras em andamento (wips) coberto, quando não trabalhar, sobre eles;
  • Trabalhar em uma pequena área polegadas, 1-2 de cada vez, para terminá-lo perto da perfeição antes de passar;
  • Deixe destaques intocado e desenhar à sua volta, use a borracha maleavel para realçar um destaque, quando necessário;
  • Enrole um pedaço de tecido liso limpa cerca de um dedo e misturar seus tons;
  • Mistura tons médios e, em seguida, recolor na área, construir seus tons até que são realistas;
  • Use um espelho ao desenhar um retrato, além da referência foto que são sua melhor referência;
  • Use um lápis 3b para construir a tons mais escuros;
  • Vire o desenho e de cabeça para baixo de referência para melhor ver e processar as formas;
  • Desenhar detalhes minúsculos que nunca você pode ver, é os detalhes que dão o realismo de desenho;
  • Use camadas luz de um fixador funcional sobre o desenho final para ajudar a reduzir o brilho e manchas de grafite;
  • Tenha em mente que nunca um artista pára de crescer, como tudo na vida você aprende como você vá junto, o tempo realmente é seu amigo;
  • Olhe para o seu trabalho com os olhos objetivo, uma vez que você ver as áreas que podem ser melhoradas fazer com que sua meta para o próximo desenho e você verá a melhoria!
  • A fim de chamar a pequenos detalhes que você precisa usar papel maior / tábuas! Sim, eu sei que demora mais tempo para terminar um desenho grande, mas honestamente, é muito mais fácil para trabalhar em areas maiores!
  • Diga-se que você está fazendo o seu melhor trabalho, em seguida, reforçar esses pensamentos através do trabalho o melhor que pode! 🙂
  • Se você não estiver satisfeito com um desenho, re-desenhá-la até que você esteja. Nós realmente não aprender com a prática … prática assim por diante algo que você gosta e como sempre tem desenho divertido!
  • Quando eu digo para desenhar não só o que é visto na referência, mas o que você sabe. Quero dizer desenhar o que você já viu com seus próprios olhos, seja pessoalmente ou em uma foto.
  • Não use papel da impressora ou papel fino esboço para fazer desenhos detalhados, o papel não vai agüentar e você vai ficar desapontado!
  • Use Bristol, Ilustração e outros conselhos para todos os seus melhores desenhos.”

Como todo excelente desenhista ela tem muita paciencia, observa muito os detalhes, usa material de primeira, e o amor pelo que faz.
Acha que isso é dificil de fazer, mas pare e pense, que Deus lhe deu tudo igualzinho a ela, então voce pode aprender e fazer.
Caso não, siga o exemplo deste outro artista Doug Landis que faz com a boca excelentes trabalhos, visite o site dele:
http://www.mouthart.com/

Aproveite para saber mais sobre retrato:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Retrato_pict%C3%B3rico

Desejo persistencia e paciencia em sua pratica com esta técnica, fique com Deus.

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